Situação de aprendizagem " Meu primeiro beijo"
Público alvo: 6° ano (5ª série)
2º Bimestre
Tempo previsto: 5 a 7 aulas
Tema : Produzindo uma crônica narrativa
Subtema: “ Meu primeiro beijo”
Expectativas:
O aluno deverá ao final dessa situação de aprendizagem reconhecer os elementos estruturadores do gênero crônica narrativa, participar da leitura e das discussões orais sobre o tema bem como a produção de uma crônica narrativa.
Conteúdo:
- Traços característicos da crônica narrativa,
- Leitura de textos narrativos com enfoque na crônica narrativa;
- Pontuação, paragrafação, coesão e coerência, norma padrão da língua;
- Produção de uma crônica narrativa.
Competências e habilidades:
- Ler, discutir, analisar textos narrativos;
- Reconhecer as características do gênero “crônica narrativa”;
- Comparar textos de diversos gêneros (letra de música; linguagem não verbal; texto verbal);
- Selecionar ideias e organizá-las;
- Coletar informações sobre os fatos referente ao primeiro beijo (fraternal ou romântico) vivenciados pelos alunos;
- Produzir crônica narrativa com o tema abordado.
Estratégias:
- Sondagem inicial com base no repertório do aluno;
- Roda de conversa;
- Leitura de textos narrativos;
- Leitura fragmentada (inferências) e compartilhada ( professor - aluno);
- Audição de áudio e vídeo.
- Correção dos textos para a escrita final.
Recurso:
- Texto impresso “Meu primeiro beijo” de Antônio Barreto;
- Sala de leitura;
- Slides com fotos de primeiro beijo das personagens do cinema que marcaram história;
- Letra e música " Um beijo" Luan Santana;
- Sala de vídeo;
- Notebook, projetor, CD.
Metodologia:
- 1º aula: sondagem. Por meio da roda de conversa os alunos socializarão a sua experiência sobre o primeiro beijo ( fraternal ou romântico) respondendo a questionamentos tais como: com quem?, quando?, onde?, como? consequências? tipos de sentimentos?;
- 2º aula: leitura fragmentada do texto “Meu primeiro beijo” destacando as características da estrutura da crônica narrativa e criando uma expectativa em relação ao enredo e seu desfecho uma vez que não há um clímax;
- 3º e 4° aula: na sala de vídeo apresentar os slides com os beijos marcantes na história do cinema; ler a letra da música "Um beijo" e compreender o sentido da narrativa apresentada na música;
- 5º aula: discussão oral sobre o gênero textual “crônica narrativa” e introdução do roteiro para a produção da crônica narrativa;
- 6° e 7° aula: correção das crônicas narrativas produzidas pelos alunos ( pontuação, paragrafação, coesão e coerência, norma padrão da língua);
- Lição de casa: reescrita final da crônica narrativa com o tema abordado.
Avaliação: processual; participação nas discussões com inferências sobre o tema; conhecimento prévio do aluno; produção escrita da crônica narrativa.
Bibliografia:
- Youtube : "Um beijo" Luan Santana http://www.youtube.com/watch?v=3fs9L90x2P0
- Site Vagalume letra da música "Um beijo" : http://www.vagalume.com.br/luan-santana/um-beijo.html
- Texto Meu primeiro beijo - Antônio Barreto
- Google imagens http://www.google.com.br/search?q=beijos+no+cinema&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=q0m7UebRMsmN0QGyqIHACw&ved=0CCoQsAQ&biw=1366&bih=659
Nenhum comentário:
Postar um comentário