terça-feira, 18 de junho de 2013

Meu Primeiro Beijo



Situação de aprendizagem " Meu primeiro beijo" 

Público alvo: 6° ano (5ª série)
2º Bimestre
Tempo previsto: 5 a 7 aulas
Tema : Produzindo uma crônica narrativa
Subtema: “ Meu primeiro beijo” 

Expectativas:
O aluno deverá ao final dessa situação de aprendizagem reconhecer os elementos estruturadores  do gênero crônica narrativa, participar da leitura e das discussões orais sobre o tema bem como a produção de uma crônica narrativa.
Conteúdo:
  • Traços característicos da crônica narrativa,
  •  Leitura de textos narrativos com enfoque na crônica narrativa;
  • Pontuação, paragrafação, coesão e coerência, norma padrão da língua;
  • Produção de uma crônica narrativa.

Competências e habilidades:
  • Ler, discutir, analisar textos narrativos;
  • Reconhecer as características do gênero “crônica narrativa”;
  • Comparar textos de diversos gêneros (letra de música; linguagem não verbal; texto verbal);
  • Selecionar ideias e organizá-las;
  • Coletar informações sobre os fatos referente ao primeiro beijo (fraternal ou romântico) vivenciados pelos alunos;
  • Produzir crônica narrativa  com o tema abordado.
Estratégias:
  • Sondagem inicial com base no repertório do aluno;
  • Roda de conversa;
  • Leitura de textos narrativos;
  • Leitura fragmentada (inferências) e compartilhada ( professor - aluno);
  • Audição de áudio e vídeo.
  • Correção dos textos para a escrita final.
 Recurso:
  • Texto impresso “Meu primeiro beijo” de Antônio Barreto;
  • Sala de leitura;
  • Slides com fotos de primeiro beijo das personagens do cinema que marcaram história;
  • Letra e música " Um beijo" Luan Santana;
  • Sala de vídeo;
  • Notebook, projetor, CD.
 Metodologia:
  • 1º  aula: sondagem. Por meio da roda de conversa os alunos socializarão a sua experiência sobre o primeiro beijo ( fraternal ou romântico) respondendo a questionamentos tais como: com quem?, quando?, onde?, como? consequências? tipos de sentimentos?;
  •  2º aula: leitura fragmentada do texto “Meu primeiro beijo” destacando as características da estrutura da crônica narrativa e criando uma expectativa em relação ao enredo e seu desfecho uma vez que não há um clímax;
  •  3º e 4° aula: na sala de vídeo apresentar os slides com os beijos marcantes na história do cinema;  ler a  letra da música "Um beijo"  e compreender o sentido da narrativa apresentada na música;
  •  5º aula: discussão oral sobre o gênero textual “crônica narrativa” e introdução do roteiro para a produção da crônica narrativa;
  • 6° e 7° aula: correção das crônicas narrativas produzidas pelos alunos ( pontuação, paragrafação, coesão e coerência, norma padrão da língua);
  • Lição de casa: reescrita final da crônica narrativa com o tema abordado.
  
Avaliação: processual; participação nas discussões com inferências sobre o tema; conhecimento prévio do aluno; produção escrita da crônica narrativa. 
 Bibliografia:








Nenhum comentário:

Postar um comentário